Preaload Image

O Programa de Letra Cursiva é usado no Colégio São Domingos,em Araxá, há quatro anos.

O Programa é dividido em duas etapas:

Etapa 1: subdividida em 10 Módulos: A, B, C, D, E, F, G, H, I e J.

Etapa 2: subdividida em 4 Módulos: K, L, M e N

Objetivos

  1. Ensinar o traçado correto da letra cursiva;

  2. Propiciar momentos de leitura e de escrita de palavras com letra cursiva e não ficar com foco somente na escrita;

  3. Dinamizar o ensino e a sistematização do traçado da letra cursiva ainda no 1º ano, com foco na leitura e na escrita.

Vantagens

  • Como o(a) aluno(a) já recebe o material com a programação das atividades do dia, o(a) professor(a) não gasta tempo passando de carteira em carteira para traçar cada letra no caderno de cada aluno(a). As atividades são realizadas em cada dia durante 15 minutos, sendo assim, o(a) professor(a) tem mais tempo de realizar outras atividades que envolvem mais o pensar e o raciocínio.

  • O(a) aluno(a) tem tarefa de segunda à quinta-feira para casa, o que possibilita a leitura e a sistematização do traçado da letra cursiva.

sem

com

Treinos cansativos do traçado da letra cursiva e durante muito tempo da rotina;

3 sem MR 1
3 com MR 1

Agilidade no traçado da letra cursiva, gastando bem menos tempo da rotina, sobrando mais tempo para atividades lúdicas de produção;

Treinos mecânicos só de letras isoladas;

3 sem MR 2
3 com MR 2

Foco na leitura e escrita;

Treino de muitas letras sem a fixação dos movimentos;

3 sem MR 3
3 com MR 3

Sistematização da aprendizagem do traçado de cada letra;

Nem sempre dá tempo de agendar as tarefas para o treino do traçado das letras;

3 sem MR 4
3 com MR 4

Tarefas de segunda a quinta feira para a fixação do traçado da letra cursiva;

Treinos feitos a partir da perspectiva de cada professora;

3 sem MR 5
3 com MR 5

Uma metodologia de ensino e fixação do traçado da letra cursiva;

1- A coordenação motora fina: está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do corpo;

2- A coordenação visomotora: quando os membros do corpo respondem à um estímulo visual de forma adequada;

3- A coordenação espacial e temporal: em relação à orientação e à estrutura do espaço e do tempo: direita / esquerda, frente/ atrás / ao lado, alto / baixo, \durante, depois / ontem, hoje, amanhã / etc.

Pesquisas atuais da Neurociências apontam que o uso da letra cursiva ativa diferentes áreas do cérebro e exige mais concentração. Ela também exige uma agilidade porque é utilizada para tornar o registro mais rápido.

A escrita cursiva consiste em uma atividade altamente complexa e sofisticada, que prepara o cérebro para realizar tarefas mais elaboradas na vida acadêmica futura da criança.

O aprendizado da letra cursiva é muito importante para a criança na vida escolar e é uma responsabilidade da escola ensinar corretamente seu traçado.

Por isso, a opção deve ser pelo ensino da letra cursiva e pelo uso da tecnologia como recursos de aprendizagem. Oferecer esses dois estímulos ajuda à criança a desenvolver todo seu potencial.

Como a letra cursiva é um conhecimento social, ela deve ser ensinada na escola, mas, não pode gastar muito tempo da rotina com o treino dessa habilidade.

Com o Programa de Letra Cursiva MR Educacional, a criança dedica por volta de 15 minutos com o treino da letra e tem tarefas de segunda à quinta para que haja uma sistematização dessa aprendizagem.

Dá mais tempo para o(a) professor(a) trabalhar com atividades de interpretação, raciocínio, ludicidade entre outras, com as crianças.

Esse Programa tem uma METODOLOGIA de leitura e escrita da letra cursiva de forma significativa e prazerosa para a criança.

Não. Em primeiro lugar o Programa não é um caderno e sim uma metodologia. Uma metodologia que privilegia facilitar o treino dessa habilidade com prazer e gastando menos tempo da rotina escolar diária.

O Programa é uma metodologia inovadora para agilizar o ensino dessa habilidade. Esclareço que o PROGRAMA DE LETRA CURSIVA NÃO É UM CADERNO DE CALIGRAFIA, e sim, uma metodologia que envolve leitura e escrita, Vale a pena conhecer! É um produto inovador no mercado e já funciona há 4 anos.

Com o Programa de Letra Cursiva não estamos querendo dar ênfase a essa habilidade nas escolas. Ela deve ser ensinada, mas, o professor não deve ficar muito tempo com esse treino durante a rotina escolar. O professor deve privilegiar o letramento, a interpretação e os jogos. Com essa metodologia, a criança ganha agilidade para realizar outras atividades escolares: produção de texto, cópias, interpretação, etc

Na alfabetização a criança constrói o sistema de escrita, passando pelos níveis: pré-silábico, silábico, silábico alfabético, alfabético e ortográfico. Quando a maioria das crianças da turma estiver nos níveis silábico alfabético e alfabético, acredito ser o momento certo para o início do trabalho com a letra cursiva. Cabe à cada escola definir se será no 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental 1.

Ele é composto pelo Material do(a) Professor(a), pelo Material do Aluno e um modelo de alfabeto em plotter para colocar na parede da sala de aula.

E uma metodologia dividida em Módulos. Em cada semana a criança realiza um Módulo. Na segunda semana ela já está escrevendo palavras com letra cursiva. A leitura e a escrita acontecem juntos.

Ensinar o traçado correto da letra cursiva; Propiciar momentos de leitura e de escrita de palavras com letra cursiva e não ficar com foco somente na escrita; Dinamizar o ensino e a sistematização do traçado da letra cursiva ainda no 1º ou 2º ano, foco na leitura e na escrita.

Sim, ele pode ser usado junto com qualquer material didático.

Há 4 anos com sucesso absoluto. Os professores conseguiram agilizar o ensino dessa habilidade gastando pouco tem da rotina escolar e os alunos ficam muito motivados com o material.

Você ainda tem dúvidas?

Fale agora com um de nossos especialistas!

Dê tchau aos cadernos de caligrafia!

Não perca tempo compre agora mesmo!