Preaload Image

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

 

SUAS ATRIBUIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

 

O coordenador pedagógico é um agente ARTICULADOR, FORMADOR e TRANSFORMADOR das escolas, contribuindo com o sucesso das instituições de ensino. Juntamente com os professores e com um trabalho de ação-reflexão-ação, pode contribuir para um ensino de qualidade.

O trabalho de um coordenador pedagógico é amplo e complexo. Às vezes sua formação inicial é precária e não faz uma formação continuada. Por isso, muitos profissionais dessa área encontram-se em desvio de função, com ausência de identidade e executando serviços burocráticos.

Cabe ao coordenador pedagógico coordenar todas as atividades escolares, incluindo educandos e professores. Uma das suas principais funções é a FORMAÇÃO CONTINUADA dos professores dentro e um processo reflexivo e crítico sobre as práticas educativas.

A Plataforma on line MR Educacional possui duas linhas para o coordenador pedagógico:

  • Gestão Pedagógica: onde acontece de forma on line a postagem das atividades, das provas, dos registros dos módulos e das pautas de reuniões pedagógicas.

  • Formação Continuada: onde o coordenador poderá postar um tema ou mais para estudos e reflexões, com textos, links e vídeos.

O coordenador pedagógico poderá realizar seu trabalho de forma on line com a Plataforma MR Educacional. E mais… Com todo seu material na nuvem e disponível para toda a equipe de professores.

O planejamento é essencial, por isso, o coordenador pedagógico deve fazer um PLANO de TRABALHO para potencializar suas ações. Na MR Educacional, o coordenador tem um espaço para traçar seu PLANO de TRABALHO anual e acompanhar o andamento das suas funções.

O trabalho de um coordenador pedagógico exige dedicação, empenho, formação de qualidade inicial e continuada, relações interpessoais e trabalho em equipe.

O papel do coordenador pedagógico é favorecer a construção de uma ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, tendo como resultado deste processo uma educação de qualidade para todos.

Fonte: https://www.faculdadefar.edu.br/arquivos/revista-publicacao/files-19-0.pdf

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.