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O QUE É INCLUSÃO ESCOLAR?

ORGANIZAÇÃO COLETIVA DA INCLUSÃO NA ESCOLA

 

Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física, intelectual e mental.

Os cinco princípios da educação inclusiva são:

1.Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
2. Toda pessoa aprende.
3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.
5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

Alguns alunos necessitarão de uma professora de apoio para a realização e adaptação das atividades pedagógicas ou em alguns casos até mesmo das necessidades básicas, como: alimentação e higiene pessoal.

Mas, a preparação da escola não deve ser apenas dentro da sala de aula: alunos com deficiência física necessitam de espaços modificados, como rampas, elevadores (se necessário), corrimões e banheiros adaptados.

Engrossadores de lápis, apoio para braços, tesouras especiais e quadros magnéticos são algumas tecnologias assistivas que podem ajudar o desempenho das crianças e jovens com dificuldades motoras.

A inclusão escolar requer muitos desafios, e um deles é a formação dos professores e coordenadores pedagógicos. Os profissionais precisam passar por treinamentos que aprimorem a aproximação com esses estudantes e que possam oferecer uma educação efetivamente inclusiva.

Na Plataforma MR Educacional tem uma ferramenta com o nome de INCLUSÃO, lá os profissionais da escola organizam todos os dados dos alunos de inclusão: medicamentos (quando toma), atendimentos especializados (psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros).

E também aspectos como: se o aluno atendimentos na sala de recursos, se ele tem adaptação curricular, se faz prova diferenciada, se faz prova na sala de recursos.

E ainda, na Plataforma Educacional, o PDI (Plano de Desenvolvimento Educacional) fica on line, o que facilita para todos os professores e demais educadores envolvidos no processo.

A ferramenta FORMAÇÃO CONTINUADA também ajudará muito na formação dos profissionais, onde o coordenador pode propor temas para estudos com sugestões de textos, links e vídeos.

Cada criança é única e vai precisar dos recursos individuais. São muitas informações para serem organizadas e de maneira coletiva, pois, envolvem muitos profissionais.

 

 

Fonte:

https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/o-que-e-educacao-inclusiva/?gclid=EAIaIQobChMIru3s84Pm4QIVgxCRCh2Uqg3zEAAYASAAEgIJivD_BwE

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/o/7191

https://neurosaber.com.br/os-desafios-da-inclusao-escolar/

 

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