Preaload Image

 O QUE É WORKFLOW?

E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA?

          Workflow é uma expressão de origem inglesa, que, se traduzida literalmente, significa “fluxo de trabalho”.

Esse termo é utilizado para nomear um conjunto de ferramentas ou métodos que irão servir para automatizar os processos de uma empresa

 

Você já imaginou como seria um WORKFLOW na escola?

 

          O ator responsável sobre a Gestão Pedagógica na escola é o coordenador pedagógico. Dentre as suas inúmeras funções na instituição, ele é responsável pela revisão das atividades em folha, provas e bilhetes que são elaborados pelos professores.

          Na maioria das escolas, o processo a seguir é feito por e-mail: os professores enviarem atividades para o coordenador pedagógico e este revisar e enviar para o técnico de reprografia e depois de formatar, este tem que voltar para os anteriores fazerem a revisão final.

          Sendo assim, os passos não ficam registrados em um único lugar. Os caminhos por onde as atividades passaram e suas alterações se perdem nos computadores de cada participante.

          Dentro da Plataforma MR Educacional – Gestão Pedagógica, existe um fluxo de trabalho que define as condições e a ordem em que cada ação deve ser executada.

          Com isso as atividades, as provas e os bilhetes, são de uma participante para o outro de forma mais rápida, agilizando as decisões e criando um arquivo com todos os documentos pedagógicos que podem ser consultado não só no ano em que você está, mas, possibilita a consulta de anos anteriores, pois cada etapa do processo fica documentada.

          O coordenador pedagógico passa a ter um banco de dados com todas as informações pedagógicas em um único lugar.

          Através do workflow, o coordenador pedagógico, coordena a elaboração de atividades pedagógicas de diversos professores ao mesmo tempo. Todos os envolvidos passam a ter clareza do processo pedagógico.

          O fluxo de trabalho ajuda os profissionais a cometerem menos erros e terem suas funções padronizadas. A tecnologia determina tarefas específicas para uma única pessoa ou grupo de pessoas. O fluxo de trabalho comunica aos participantes o que eles precisam saber: quando uma ação foi finalizada a outra é designada automaticamente.

O workflow aperfeiçoa as atividades pedagógicas de forma cooperativa

O fluxo de trabalho foi criado, principalmente para diminuir os problemas que acontecem durante a coordenação de trabalhos executados em conjunto.

O workflow é uma das ferramentas da MR Educacional – Gestão Pedagógica, que tem como participantes o coordenador pedagógico e sua equipe de professores.

Essa tecnologia simplifica e agiliza as comunicações entre os participantes do processo pedagógico, melhorando assim o produto final: qualidade das atividades e provas.

 

FONTE:

http://www.venki.com.br/blog/porque-workflow-e-importante/

http://siriusaap.com.br/category/workflow-pt/

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.