Preaload Image

O que esperar do aprendizado da letra cursiva?

Além dos benefícios neurológicos e cognitivos da escrita manual na educação de crianças, no uso do aprendizado da letra cursiva oferece múltiplos desenvolvimentos e assim contribui para a autoestima do estudante.

Logo quando a criança, gradualmente, conquista a destreza necessária para dominar a escrita cursiva experimenta uma sensação de capacidade, de ter passado a um outro nível. Essa é uma constatação que dispensa pesquisas científicas: crianças com “letra bonita” tendem a se orgulhar dessa habilidade, o que tem um impacto positivo e reforçador em sua auto-estima.

– a coordenação motora fina: Este ponto é quase auto-evidente: o traçado da letra cursiva recruta habilidades sensoriais, noções de orientação espacial, ajuda a criança a “adestrar” a mão para a execução dos movimentos corretos e está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do corpo; normalmente envolve coordenação entre olhos e mãos e possui alto grau de precisão. Exemplos: Colocando elásticos em latinhas, fazer torres de cereais, guardar palitos em latas, juntar parafusos e porcas, separar grãos misturados, aprender a abrir/fechar o zíper e aprender a cortar em diversas direções.

– a coordenação visomotora: quando os membros do corpo respondem à um estímulo visual de forma adequada; Ao traçar uma linha, por exemplo, a criança, ao mesmo tempo que segue, com os olhos, a ação de riscar, deve terem a palavra a escrever. Isso implica sempre ter atenção a algo imediatamente posterior à ação que está realizando no instante presente. Exemplos: atividade gráficas de unir tracejados, ligar os pontos, passar grãos de um pote para outro, atividade de jogar e acertar a bola no cesto/alvo, dispor pedaços de canudo em um prato e pedir para a criança passar uma linha por dentro e entre outros.

– a coordenação espacial e temporal: em relação à orientação e à estrutura do espaço e do tempo: direita / esquerda, frente/ atrás / ao lado, alto / baixo, depois / durante, amanhã / hoje / ontem, etc.

Para saber mais benefícios a letra cursiva acesse:

http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/8-razoes-para-aprender-escrita-cursiva/

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.