Preaload Image

PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado)

O que é e qual a sua importância?

O PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado) é instrumento utilizado para adaptar o currículo escolar às necessidades dos alunos de inclusão escolar. Está amparado na Legislação Federal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação  – Lei9394/96).

Ele favorece a escolarização de alunos com dificuldades, transtornos e deficiências. Leva em consideração os pontos fortes dos alunos, tendo como base o currículo regular. Garantindo o direito ao processo ensino-aprendizagem para todos os alunos.

O Plano de Desenvolvimento deve levar em consideração a forma de atuar e de avaliar cada aluno, além dos fatores que interferem na sua aprendizagem.

Deve-se também adequar e priorizar os objetivos para cada aluno, sem perder de vistas a sua condição em relação aos  demais alunos da turma.

Cabe ressaltar que o PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado) não deve ser tratado como um material fechado e rígido.

Trata-se de um mecanismo em construção contínua e passível de revisões e adaptações devendo ajustar-se às necessidades de cada professor e, principalmente, da realidade e das necessidades educacionais de cada aluno.

O papel do professor, numa escola que se pauta nos princípios de uma Educação Inclusiva, é de facilitador no processo de busca de conhecimento que parte do aluno.

Ele é quem organiza situações de aprendizagem adequadas às diferentes condições e competências, oferecendo oportunidade de desenvolvimento pleno para todos os alunos.

Com a plataforma MR Educacional, os professores e o coordenador pedagógico poderão construir o PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado) juntos e de forma on line, possibilitando uma construção coletiva e com facilidade para qualquer tipo de alteração durante o percurso.

As famílias poderão ter o login e a senha para acompanharem de casa o planejamento individualizado do(a) seu (sua) próprio(a) filho (a).

O modelo de PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado) é adaptável a qualquer escola ou segmento de ensino.

Vale a pena você conhecer essa Plataforma e seus benefícios para sistematizar e agilizar o trabalho do coordenador pedagógico com sua equipe de professores.

Fontes:
https://tudobemserdiferente.wordpress.com/2013/08/30/plano-de-desenvolvimento-individual-e-lei-e-deve-atender-necessidades-dos-alunos/ (Por Sônia Caldas Pessoa)

A Importância do Planejamento do Desenvolvimento Individualizado do Aluno (PDI)

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.