Preaload Image

PRÉ-REQUISITOS PARA O ENSINO DE LEITURA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DIFICULDADES ACENTUADAS NA APRENDIZAGEM

Este Programa não é um aplicativo. É um Programa em PowerPoint. Portanto, o sujeito precisa de um adulto ao seu lado durante todo o tempo de aplicação, dando os comandos, as dicas e os reforçadores.

 

PAREAMENTO AO MODELO TÍPICO (Matching-to-Sample) dentro da ABA – Análise do Comportamento.

 

Pré-requisitos para o ensino desse Programa: permanecer sentado; finalizar atividades simples e fazer rastreio visual;

 

O objetivo do Programa é ensinar alguns pré-requisitos para o Ensino de Leitura: identificar e nomear figuras geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo; identificar e nomear as cores: azul, vermelha, verde e amarela; parear por identidade e por semelhança (imagens); identificar e nomear as vogais; identificar e nomear encontros vocálicos.

 

O Programa é composto por:

260 slides (Metodologia do Programa)

Fichas de Registro em pdf para serem impressas. Essas fichas possibilitam o acompanhamento dos resultados do sujeito. Observação: a NOMEAÇÃO deve ser realizada apenas com sujeitos verbais (vocais).

 

Referências Bibliográfica:

Livro: Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo

Camila Graciella Santos Gomes

Analice Dutra Silveira – Editora Appris – Curitiba – 2016

Livro: Ensino de leitura para pessoa com autismo

Camila Graciella Santos Gomes – Editora Appris – Curitiba 2015

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.